Coordenador : Jose Augusto Oliveira Huguenin
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391484.2206.51157.30062023
Departamento/Setor: VFI
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Programa
Publico Alvo : Membros da comunidade em geral, havendo forte vinculação com a população em idade escolar, idosos, pessoas em formação, professores, arrimos de família, entre outros.
Local de atuação: Instituto de Ciências Exatas (ICEx) Rua Des. Ellis Hermydio Figueira, 783, Bloco C Aterrado, Volta Redonda - RJ CEP: 27.213-145
Objetivo
O principal objetivo desse programa é promover o oferecimento periódico de cursos à comunidade envolvendo ciência e tecnologia, dentro das expertises do ICEx, contribuindo para apropriação de novas tecnologias, autonomia digital, crescimento pessoal e profissional, além de ampliação da cidadania. Objetivos específicos: Oferecer cursos básicos de sistemas operacionais livre (linux); Oferecer cursos avançados de linux para promoção profissional de membros da sociedades; oferecer apoio à comunidade, incluindo comunidade escolar, nas áreas de tecnologia e ciências exatas; Oferecer cursos de matemática básica através de questões do dia-a-dia, visando maior cidadania e bem estar.
Resumo
A presente proposta visa oferecer cursos de extensão à comunidade que visam aprimoramento educacional para a cidadania e, também, para aquisição de saberes habilitadores que podem ajudar os participantes social e economicamente. Teremos dois eixos de cursos de extensão, a saber, I-Tecnologias Digitais, II – Cidadania e Desenvolvimento. No eixo I, o objetivo é contribuir para apropriação de autonomia digital, conhecer ferramentas livres que proporcionam acesso às tecnologias digitais, notadamente para computadores, visando integração social e aquisição de conhecimentos habilitadores para desenvolvimento pessoal e profissional. Para tanto serão desenvolvidos cursos para aprendizado de uso de computadores com sistema operacional livre (Linux) em nível básico para uso social, ferramentas office e internet, comunicação social, cultural e de entretenimento, bem como mais avançado com instalação do sistema, uso de pacotes para tarefas variadas, conforme interesse dos inscritos. Além dis cursos, será provido um serviço de atendimento à comunidade para suporte em dúvidas de informática e de computador. No eixo II, teremos cursos focados em desenvolvimento pessoal, social e cultural. Serão oferecidos cursos de matemática financeira do dia-a-dia, lógica matemática e apoio a comunidade escolar básica nas áreas de ciências exatas, entre outras atividades. Os cursos terão sua versão presencial, visando a ocupação da universidade pela comunidade, e também virtual, de forma ampliar o alcance tanto territorial como de público, por exemplo, para trabalhadores com dificuldade de agenda e locomoção. O programa avaliará continuamente demandas e cursos e aprimoramentos que necessitam melhorias no projeto.